Menu

Saiba como tratar e como reduzir o melasma

As manchas escuras no rosto, colo, pescoço ou braços incomodam muitas pessoas – principalmente mulheres – e por isso, uma das perguntas mais frequentes no consultório de dermatologia é sobre como reduzir o melasma. 

Nesse texto, você vai entender quais fatores desencadeiam a condição – e por isso, devem ser evitados – e como é possível clarear as manchas através de terapias e tecnologias da dermatologia. 

Antes de falar sobre como reduzir o melasma, vamos entender por quê ele surge

Caracterizado por manchas de coloração marrom escura, o melasma é causado por um distúrbio de pigmentação. Ele pode aparecer em qualquer lugar do corpo, mas é mais comum no rosto, em regiões como testa, bochecha, queixo e nariz por serem áreas fotoexpostas, principalmente.  

Além da exposição solar ou calor sem proteção, alguns outros fatores também podem colaborar para o surgimento das manchas na pele, como alterações hormonais causadas pela gravidez e menopausa ou uso de pílulas anticoncepcionais. Para todos, a genética contribui muito.  Claramente, quanto mais fatores desencadeantes envolvidos, maior o risco do melasma aparecer. 

Como evitar o aparecimento da condição?

Quem deseja ter a pele livre de manchas precisa, antes de mais nada, se proteger do sol. Utilize protetor solar diariamente em todas as ocasiões, pois até mesmo a luz visível, vinda de lâmpadas artificiais do computador e da TV, por exemplo, traz diversos danos para a pele. Na praia e piscina, uma boa dica é utilizar, além do protetor, proteções físicas, como chapéus e guarda-sol. 

Na rotina de “skincare”, o dermatologista também pode indicar dermocosméticos com ativos antioxidantes e clareadores, pois eles serão responsáveis por reduzir o envelhecimento provocado pelos fatores oxidantes e clarear as manchas, respectivamente. A escolha e prescrição dos produtos deverá ser feita por um profissional qualificado após a avaliação do seu tipo de pele, especificamente. 

Melasma tem cura?

Infelizmente, o melasma é uma condição crônica, logo, não existe uma cura total, e é exatamente por isso que um acompanhamento periódico com um dermatologista é necessário. Além disso é  imprescindível fazer a sua parte, tendo em vista as medidas preventivas citadas acima. 

Todavia, se as medidas preventivas não forem o suficiente, fique tranquila, pois a dermatologia, ainda bem, dispõe de tecnologias exemplares para o controle e clareamento das manchas, como veremos a seguir. 

Melasma: tratamento 
Intradermoterapia com ácido tranexâmico

O ácido tranexâmico é utilizado há muito tempo na medicina, mas sua aplicação para o tratamento de melasma foi relatada pela primeira vez em 1979, no Japão. Desde então, muitos estudos têm comprovado a sua eficácia no tratamento de hiperpigmentações. 

Nesse tratamento, que é feito em consultório, o medicamento é aplicado com a ajuda de uma agulha fina, no local afetado, na camada intermediária da pele. O índice de efeitos colaterais após o procedimento (como ardência e irritação local) é muito baixo, o que reforça a segurança deste ativo.

Laser de picossegundos (Picoway/Picosure)

Esse tipo de laser é um procedimento pouco invasivo que atende a qualquer tipo de pele. O aparelho emite pulsos em picossegundos, provocando a microfragmentação da melanina em pedaços infinitamente maiores que o original, sem aquecer a pele. 

Posteriormente, esses pequenos pedacinhos de melanina são naturalmente absorvidos pelo organismo, tornando o processo de clareamento da mancha mais ágil, efetivo e seguro, além de confortável. 

Microagulhamento com drug delivery

O microagulhamento é uma técnica que utiliza finas agulhas metálicas para causar perfurações com o objetivo de estimular a função dos fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno. 

O microagulhamento pode ser acompanhado de dermocosméticos que auxiliam e aceleram o clareamento no clareamento das manchas. Essa técnica é chamada de “drug delivery”, que significa “entrega de ativos”, justamente porque a cânula faz com que o ativo seja entregue sem grandes perdas, exatamente no local aplicado, com precisão.

Laser Laavien

O BB Laser Lanvieen é uma novidade na dermatologia e conta com uma exclusiva tecnologia MakeUp Thecnology. O nome se refere ao resultado da pele uniforme similar aquele quando aplicamos BB Cream, porém esse efeito é duradouro.

O laser trabalha na camada mais superficial da pele, sem agredir, sendo eficaz no tratamento do melasma.

Agende uma avaliação com a Dra. Patrícia Mafra!

Dra. Patrícia Mafra é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, e tem suas agendas abertas em duas clínicas de excelência do país: na Clínica Volpe, em São Paulo, e na Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte.

Especialista em dermatologia estética, Dra. Patrícia Mafra aplica seus conhecimentos e experiência para desenvolver protocolos de tratamento personalizados, com tecnologias avançadas, pensados para a auto estima do paciente.

São Paulo

Atendimento na Clínica Patrícia Mafra
Rua Afonso Braz, 864 - Vila Nova Conceição

Todos os direitos reservados para Pele de Mulher. Desenvolvido por Agência Salt.